Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

A J I D E V I - "De casa nova"

Um prédio com salas amplas, confortáveis, bem ventiladas e que vai suprir a demanda da Associação Joinvilense para a Integração do Deficiente Visual (AJIDEVI), que hoje atende a 784 deficientes visuais.

A presidente da Ajidevi, Onizia da Silva, falou em seu discurso inaugural que a nova estrutura vai abrigar a sala de informática, a biblioteca com títulos em braille, a sala sensorial – que alfabetiza os deficientes em braile –, a sala de música e o auditório com capacidade para 120 pessoas.

Também serão inaugurados nesta quarta-feira o jardim sensorial e o parquinho para as crianças. No jardim, o deficiente visual pode conhecer os diferentes tipos de solo, saber como é o barulho de uma cachoeira, criado por meio de uma fonte artificial, e ter acesso a diversas plantas.
A sede que é usada até hoje foi construída quando a instituição contava com apenas 60 associados. Passados 30 anos, os atendimentos da Ajidevi somam 150 por dia.

Na associação, o deficiente visual aprende a ser independente e a conviver com as limitações causadas pela falta da visão.

A missão da AJIDEVI é reabilitar o deficiente, inseri-lo na sociedade, no esporte e prestar assessoria jurídica. Em resumo, a entidade presta este tipo de serviço social  O novo prédio vai possibilitar dobrar o número de pessoas que frequentam a instituição.


Parabéns a Dona Onizia e Toda a Equipe da AJIDEVI, um grande orgulho para a nossa Joinville!

Nenhum comentário:

Postar um comentário