Com a presença do ministro Aloizio Mercadante, do secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis/MCT), Marco Antonio de Oliveira, autoridades do ITS, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), e representantes dos ministérios dos Transportes, Cidades e da Educação, os participantes debateram ações para o desenvolvimento de pesquisa e inovação de TA.
Foto da Reunião do Secis/MCT em Brasília - 15/03/2011 |
Ainda, conforme divulgado pelo MCT:
Para Mercadante, é necessário aprimorar as ações que assegurem mais mobilidade, cidadania, participação e inclusão social. De acordo com ele, esse assunto é estratégico não só na área de ciência e tecnologia, mas também para o governo brasileiro, que pretendente coordenar o tema em todos os ministérios. “Temos que discutir o que é preciso fazer para fomentar as tecnologias de produção de equipamentos, software e subsídios às políticas públicas em todos os níveis na área de tecnologia assistiva”, disse.
Ainda no seminário, o coordenador de projetos do ITS Brasil, Jesus Carlos Garcia, apresentou o CNTA e outros serviços, como o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva (www.assistiva.org.br) e o Catálogo Nacional de Produtos de Tecnologia Assistiva (www.assistiva.org.br/catalogo/iso).
Nós, da equipe de projeto da Régua da Inclusão, estamos atentos ao incentivo às tecnologias assistivas, para que aumentemos cada vez mais o número de pessoas com deficiência visual beneficiadas pelo projeto, sempre sem custos.
Até mais!